Teatro
- 1
- 2
O teatro no Centro de Recreio Popular de Arnelas foi ao longo de muitos anos a expressão do amor pela arte e a força coletiva de uma comunidade que sempre soube encontrar no palco um reflexo da sua própria identidade.
Nomes como Antero Gonçalves Ferreira marcaram indelevelmente a caminhada do teatro na nossa coletividade. Com o seu talento, dedicação e amor pela arte cénica, conduziu o grupo à obtenção de honrosos prémios nacionais de teatro amador.
O legado de Antero Gonçalves perdurou para além da sua vida, tendo sido continuado pelo seu filho Óscar Gonçalves, que manteve viva por alguns anos a tradição do teatro amador em Arnelas, levando ao palco produções de grande qualidade.
Nos últimos anos, foi Maria Oliveira que com a condução de vários grupos de jovens garantiu a continuidade desta grande herança cultural, apresentando várias peças de teatro infantil com muita criatividade.
Temos muito orgulho em todos aqueles que durante muitos anos se entregaram à arte do teatro na nossa coletividade, venerando-os com muito carinho.






Estreia da peça de teatro "Terra Firme", obra de Miguel Torga

Participação no concurso de teatro amador - FESTEATRO - organizado pela a Associação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, onde ganhou o 1º lugar na categoria de Drama.
Foram ainda atribuídas quatro menções honrosas por interpretação aos atores Adérito Moreira, Fátima Rocha, Maria Gonçalves e Lurdes Santos, bem como, uma menção honrosa especial por interpretação e encenação ao ator ensaiador Óscar Gonçalves.


O Grupo de Teatro estreou a peça infantil de Maria Clara Machado “A Bruxinha Que Era Boa” e participou com ela, no concurso de teatro amador - FESTEATRO II

O Grupo de Teatro participou, com a comédia em três actos “Os Pires de Sacavém”, no concurso de teatro amador - FESTEATRO I - organizado pela a Associação das Colectividades de Vila Nova de Gaia. Com uma apresentação de bastante nível, obteve uma menção honrosa atribuída ao desempenho do ator Óscar Gonçalves.


Estreia da comédia "Pires de Sacavém" pelo grupo de teatro

Foram apresentados vários excertos de peças anteriormente encenadas, como por exemplo a obra "Casa de Pais" que elevou a coletividade ao mais alto patamar do teatro amador nacional nos anos 60


Apresentações da peça "Padre Piedade" em mais 9 localidades

Apresentações em várias coletividades dentro e fora do concelho, como Mortágua, Matosinhos e Oliveira de Azeméis.

Estreia da peça no VII Encontro de Teatro Amador de Arnelas
VI Encontro de Teatro Amador de Arnelas
VI Encontro de Teatro Amador de Arnelas











Com a apresentação da peça "A Promessa", de Bernardo Santareno, o grupo foi selecionado para as provas finais do Concurso de Arte Dramática no Teatro Luisa Todi, em Setúbal, onde vieram a alcançar o 2º lugar coletivo.





O Grupo de Teatro caiu nas graças do público com um 1º lugar em Interpretação Masculina alcançado nas finais do Concurso de Artes Dramáticas, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

O CRP Arnelas conquistou o 2º prémio coletivo e o 1º prémio de Interpretação Individual nas finais do Concurso de Arte Dramática, realizadas no Teatro Trindade, em Lisboa, com a apresentação desta peça.