CRP Arnelas

Centro de Recreio Popular de Arnelas

Quem Somos

As Nossas Origens

Quem sobe o rio Douro encontra na sua margem esquerda, a poucos quilómetros da cidade do Porto, o lugar de Arnelas. Uma aldeia muito antiga do Concelho de Vila Nova de Gaia, com o seu típico casario em anfiteatro debruçado sobre o rio, onde as ruas, escadas e vielas serpenteiam pela encosta acima, formando um quadro de rara beleza.

Aldeia com um povo muito bairrista sempre teve a vivência dos movimentos coletivos, quer culturais quer desportivos, não obstante a modéstia geral em que vive.

O Centro de Recreio Popular de Arnelas-Olival foi fundado em 1953 e surgiu a partir do Grupo Dramático e Beneficente Os Arnelenses, anteriormente existente. Filiou-se então na FNAT (hoje INATEL) para passar a colher o benefício de apoio aos trabalhadores que esta organização estatal concedida aos seus filiados.

Teatro

O teatro amador foi a atividade que esteve na base da sua fundação. Sob a liderança de Antero Gonçalves Ferreira, figura maior do teatro arnelense pela sua entrega total a uma fonte de cultura a que sempre se manteve intrinsecamente ligado, o grupo cénico da coletividade alcançou grande notoriedade nos anos 60 e 70 do século passado, participando em concursos nacionais de teatro amador onde obteve diversos prémios. Peças como “Casa de Pais”, “João Ninguém” e “A Promessa” levaram o nome de Arnelas a palcos importantes do nosso país, incluindo o Teatro da Trindade em Lisboa e o Teatro Garcia de Resende em Évora.

Ao longo dos anos, para além do teatro, outras atividades recreativas têm sido desenvolvidas pelo Centro de Recreio Popular de Arnelas. No final dos anos 70 do século passado tivemos uma equipa de futebol a participar nos campeonatos organizados pelo INATEL.

Canoagem

A forte ligação que o lugar de Arnelas sempre teve com o rio Douro levou, em 1987, à criação de uma equipa de canoagem na coletividade.

Filiada na Federação Portuguesa de Canoagem a equipa do Arnelas tem participado todas as épocas em vários campeonatos nacionais e regionais desta modalidade. Ao longo dos anos temos formado muitos campeões e alguns deles chegaram às seleções nacionais e tiveram a honra de representar Portugal em competições internacionais, levando consigo não só o nome do clube, mas também o espírito de resiliência e paixão que define o povo do lugar de Arnelas.

Desde alguns anos, com o objetivo de preservar as tradições do lugar de Arnelas, a coletividade mantém quatro barcos valboeiros, com os quais procura ensinar aos mais novos como é que se faz a navegação a remos e à vela destes barcos tradicionais do rio Douro e mantém vivas as tradicionais corridas de barcos que se realizam na segunda-feira de festa do Nosso Senhor do Triunfo.

Na secular Feira de São Mateus que todos os anos acontece em Arnelas no dia 21 de setembro, a coletividade monta uma barraca de comes e bebes para servir as tradicionais papas de sarrabulho, o vinho doce e rabanadas à camelo a quem visitou o lugar de Arnelas durante esse dia.